domingo, 6 de novembro de 2011

Carlos Gonzalez


O pediatra espanhol Carlos Gonzalez, grande defensor da amamentação, partilha com o mundo a sua experiência e sabedoria em vários livros excepcionais. Vou aqui referir três, que considero fundamentais para todos os pais e candidatos a tal.




Besame Mucho. Leitura mais que obrigatória. Fala essencialmente de Amor. E com amor, explora temas como sono, alimentação, disciplina. A leitura deste livro, no momento certo, pode mudar a vida de uma criança. Está traduzido para português, é da editora Pergaminho e vende-se na Bertrand.




Mi nino no me come. Pelo título, somos levados a pensar tratar-se de um livro para pais que enfrentam problemas com a alimentação dos filhos. Também o é, mas é muito mais que isso. Aborda todas as etapas da alimentação de uma criança, desde o nascimento. Excelente para prevenir problemas futuros e para ajudar a resolver problemas presentes. Muito útil na iniciação da Alimentação Complementar (o que antes se denominava por Diversificação Alimentar), Não está traduzido para português e existe em castelhano (original) e em inglês (My child don´t eat).




Manual Prático de Aleitamento Materno. Uma bíblia para quem amamenta ou pretende amamentar. Reúne todas as informações úteis e indispensáveis sobre aleitamento materno. Deveria ser de leitura obrigatória para todos os profissionais de saúde que trabalham com mães e bebés. Infelizmente não é (e o resultado está à vista). Foi traduzido pela Associação SOS Amamentação (o meu profundo agradecimento), pelo que só pode ser adquirido através do site da Associação.

8 comentários:

  1. o dr. carlos gonzalez vem a lisboa. há uma conferência a 7 de janeiro. não percam!

    ResponderEliminar
  2. Olá, tenho lido o teu blog com bastante interesse! Faço minhas todas as tuas palavras, penso tal qual como tu, também eu sou uma defensora acérrima da amamentação, neste momento estou a amamentar a minha bebé com 10 meses, e também já ouvi montes de comentários estúpidos, entre os quais os piores foram da pediatra dela que prontamente deixei! Não tenho paciência para responder a tanta falta de informação. Acho o ato de amamentar natural. Quanto aos livros vou tentar adquirir o besame mucho, ando de olho nele á tempos lol. Adquiri o manual de aleitamento materno, mais por curiosidade que por necessidade (já tinha amamentado o meu filhote do meio até aos 28 meses), todavia acabou por me ser muito útil (ao pai da minha bebé tambem, ele era um tanto ou quanto céptico em relação ao leite materno, hoje é um defensor! lol). Vou continuar a ler-te com toda a certeza!
    Beijoca (estas cenas virtuais são o máximo, somos todos simpaticos bem falantes uns para os outros lol)

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada P@ul@! Se quiseres o "Mi nino no me come" diz-me qualquer coisa, tenho em formato digital (manda-me o teu mail. Bjs grandes e boa continuação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola catarina. Deaculpa a intromissao. Sera que me podes enviar esse ficheiro?
      Tenho uma catarina que precisa que a mama ande bem informada;)
      O meu mail e eraumavezumaervilha@gmail.com. Obrigada!

      Eliminar
  4. Olá Catarina, não nos conhecemos mas vim aqui ao blog pela primeira vez à poucos dias e gosto imenso...se não fosse pedir muito, seria possível enviar-me o "Mi nino no me come" em formato digital? inesmelopinto@netcabo.pt Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Inês, já enviei. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. também queria Inês se fosse possível...

    Marilyn

    ResponderEliminar