quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dentes de leite e amamentação






Cá em casa já se conta com 5 dentes de leite! O sexto vem a caminho. Conta-se também com várias "dentadinhas de amor" e uma mais valente, que fez ferida e ainda dói.

Será isto razão para o desmame? Obviamente que não! Na minha opinião...

Já ouvi muitas pessoas dizerem que lhes faz muita confusão ver bebés com dentes a amar. Não condeno, antes de ter o David também tinha muitas teorias e muitas coisas que me faziam confusão... ideias pré-concebidas que nos são impingidas pela sociedade.

Não sei se tem algum fundamento, mas a denominação  "dentes de leite", que são substituídos por dentes definitivos por volta do período de tempo apontado pelos especialistas como aquele que corresponde ao desmame natural na espécie humana, poderá ter a ver exactamente com isso. Digo eu...

Todos os outros mamíferos mamam com dentes e, provavelmente, também presenteiam as suas mães com belas dentadas. Porque razão haveríamos de ser nós a excepção?

Quanto à minha reacção às dentadas? Tento não ter uma reacção excessiva de dor para não o assustar. Se percebo que está na brincadeira, digo com ar sério, sem ralhar, "Não". Se estiver a adormecer e for reflexo da impressão que lhe causa, nas gengivas, os dentes a nascer, tento não ter qualquer reacção (o que não é fácil...ui). Mas em nenhum momento coloco em causa a continuação da amamentação.

Fico, no entanto, perplexa, ao ver uma boca cheia de dentes (tão giro!) num bebé (para mim) tão pequenino! Está a crescer tão depressa...


2 comentários:

  1. A minha pequena com 9 meses já tem 4. Confesso que já assustei algumas vezes com as minhas reacções as trincas não consegui evitar.
    Não me recordo se já te disse que tb tenho um blog, passa por lá :http://mangaepapaia.blogspot.com/
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. O meu fez agora 7, ainda não tem dentinhos mas está para breve :)) vamos ver como corre com a amamentação, mas estou confiante!

    ResponderEliminar