sábado, 19 de novembro de 2011

E é bonzinho?!





Segundo o pediatra Carlos Gonzalez, na nossa cultura, um bebé "bonzinho" é uma criança que:

- Dorme a noite toda sozinha, no seu quarto, e adormece também sozinha;
- Brinca sozinha, durante largos períodos, sem solicitar a presença de um adulto;
- Come tudo o que os pais consideram que deve comer, sem protestar.

Da análise destes três critérios, percebe-se que os dois primeiros pressupõem que o bebé é um ser autónomo e que não necessita da mãe, na maioria do seu tempo. Não precisa da mãe quando está a dormir nem quando está acordado, porque, nesse caso, "entretém-se" sozinho.

Assim, passámos da concepção do bebé como ser dependente, de há 30, 40 anos atrás, para a visão do bebé como ser autónomo. Quase que só lhe falta andar e falar para ser adolescente!

O David é um bebé simpático e, por esse motivo, as pessoas, mesmo as desconhecidas, acabam por lhe dar um sorriso e por interagir com ele. Esta interacção leva, quase sempre, à pergunta: " E é bonzinho?". Confesso que nunca sei bem o que responder.

Se respondo que sim, parece-me que estou a pressupor que existem bebés que não são "bonzinhos". Eu nunca conheci nenhum. Já conheci bebés com dores de dentes, constipados, cansados, que queriam uma mama em vez da chucha que lhe ofereceram, ou que preferiam interagir com os pais em vez de brincar com os seus brinquedos. Mas nunca conheci um bebé que não fosse "bonzinho".

Um bebé que chora a noite toda também é "bonzinho", no entanto, está incomodado com qualquer coisa. Pode ser devido a uma dor (de dentes, de barriga...), ou a uma necessidade (de aconchego, de colo, de sucção...). Está incomodado e cabe aos pais reconhecer a causa desse incómodo (inicialmente por tentativa e erro, depois aprendem a conhecer os sinais do filho).

Relativamente ao terceiro critério (come tudo o que os pais consideram que deve comer, sem protestar), imaginemos que vamos todos os dias almoçar e jantar ao mesmo restaurante. E que é o dono do restaurante que decide o que nós vamos comer e em que quantidades. E que nós temos de comer tudo sem protestar. Hoje estou um pouco indisposta e ele põe-me à frente um enorme prato de feijoada. Conseguirei comer todos os dias tudo sem protestar?

Quando me perguntam se ele é "bonzinho", apetece-me responder com um ar incrédulo: "É um bebé!".

5 comentários:

  1. exacto... é um bebé... e o meu é bonzinho... mesmo nao dormindo nada de noite e mamando imenso e nao se entretendo sozinho... é muito bom...

    ResponderEliminar
  2. Não tenho lido nada sobre bebés e crianças. Faço tudo por instinto. Quando me fazem essa pergunta tenho respondido sempre (e orgulhosamente) q sim, q é muito boazinha. Agora que vejo os critérios desse pediatra descubro q a minha doçura não preenche nenhum: não adormece sozinha, dorme uns bons bocados na cama com a mamã, brincar é com a mamã ou com a mamã a olhar p/ ela, e comer então... só come o que quer, quando quer. Para mim continua a ser muito boazinha. :-)

    ResponderEliminar
  3. Ana, o Carlos Gonzalez não defende esta abordagem, esta é a descrição dele daquilo que ele considera ser a abordagem da puericultura moderna!

    ResponderEliminar
  4. Caiu-me do céu esta leitura....estava a ficar frustrada porque quem toma conta da minha querida bebé de 6 meses diz-me constantemente que a bebé não se entretém com nada, só quer companhia, não sabe estar sozinha a brincar, blá, blá blá....diariamente digo: ELA É UM BEBÉ, NÃO É UMA ADULTA! ELA QUER ATENÇÃO, CARINHO E INTERACÇÃO!!! Mas parece que falo sozinha, porque amanhã vou ouvir o mesmo....não gostou da comida, não quis brincar sozinha....enfim! Obrigada por partilhar os seus comentários reconfortantes.

    ResponderEliminar
  5. Muito curioso, pois eu tambem respondia a todos que a minha filha era boazinha! Pois comecou a dormir toda a noite aos dois meses, nunca chorava, nao teve colicas!! Aos olhos dos outros era um bebe perfeito!! Tontices!!! Ela e ela, e vendo bem a coisa, agora, acorda umas 5 vezes de noite ou mais para mamar, para comer.... nem vou falar :) E brinca sozinha (por alguns instantes), quando esta na companhia da mae, segue-me para todo o lado, e pede mimi (mama) umas 1000 vezes por dia!! Pede colo, outras tantas!
    E, bom, continua a ser boazinha, sim!!! Boazinha e sobretudo, feliz!
    Adorei! Como os nossos conceitos, por vezes, estao, nada adptados a realidade!
    Ana

    ResponderEliminar