sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Já faz a noite toda?



Quando me fazem esta pergunta, respondo: "sim, sim, dorme a noite toda e mama a noite toda, uma maravilha!".

A obsessão da nossa sociedade por os bebés "fazerem a noite toda" é, para mim, bastante curiosa. Cresci com relatos da minha mãe e da minha avó, sobre as noites que eu e o meu irmão lhes proporcionávamos! Na altura, era tido como normal passar noites em claro a cuidar de um bebé. Hoje em dia, de cada vez que alguém  faz referência a noites mal dormidas por causa do filho, logo surgem comentários de admiração, seguidos de "ai o meu sempre me deu boas noites".

Ora, eu não acredito que os bebés tenham mudado em três ou quatro décadas. O que mudou foram os pais e as expectativas dos pais. Agora os pais esperam que os filhos durmam a noite toda. E se não dormem, sentem a critica da sociedade, porque alguma coisa eles não estão a "fazer bem".

Infelizmente, este mito do "fazer a noite toda" tem contribuído, em grande parte, para o desmame precoce de muitas crianças. Na esperança de que, sem mama, o filho durma  8,9 horas seguidas (como os bebés que tomam leite artificial, que parece que dormem sempre a noite toda, segundo alguns pediatras e pais), muitas mães optam pelo desmame. O que depois se verifica, curiosamente, é que, sem mama, esses mesmos bebés continuam a acordar várias vezes durante a noite e a demorar mais tempo para voltar a adormecer já que, sem o conforto de poder mamar um bocadinho, despertam completamente.

Por estas e por outras, quando oiço comentários do género "acorda porque tem o vício da mama", respondo " o que seria de mim sem a mama!". Há quem veja o copo meio vazio, eu vejo-o meio cheio.

E já agora, aprendi com a Sara Nobre, CAM (Conselheira de Aleitamento Materno), voluntária da Associação SOS Amamentação e que muito me ajudou, a mim e ao David, nestas questões da amamentação (mais uma vez, obrigada Sara): os bebés não têm vícios, têm necessidades.

15 comentários:

  1. Não posso deixar de concordar...é mesmo assim, uns dormem mais que outros, todos têm necessidades diferentes, mas é difícil para as mães, sobretudo se têm um trabalho fora de casa, estarem noites a fio sem dormir, apenas ir dormitando, falo por mim, custa, mas em breve eles deixarão de precisar de nós.. tenho uma filha mais velha de 4 anos que é demasiado autónoma para o meu gosto....e um bebé de 6m que não dorme a noite toda :-) acorda quase de hora a hora....estou com pena de mim própria :-)

    ResponderEliminar
  2. Pois Claudine, custa muito, mas faz parte...
    Também tenho pena de ti e de mim ;)

    ResponderEliminar
  3. Olha há dias li num dos nossos foruns algo que me ficou, O bebé não faz da mama chupeta mas sim da chupeta mama, o que apareceu primeiro? A minha filha usa chupeta algumas vezes de dia... mas de noite não... por acaso são raras as noites que acorda para mamar mas sabemos que não é comum... confesso que, quando acontece, adoro dar-lhe de mamar de noite, é um prazer ve-la reconfortada e serena, e depois eles crescem tão rápido porque não haveremos de disfrutar cada segundo;) ela não dorme comigo mas sabe que estou para ela, nunca precisa de chorar quando acorda, quando a deito fico logo com saudades do seu cheirinho... se não vivermos cada segundo dos nossos filhotes agora quando vamos viver, quando já não precisarem de nós?... e o que é ser mãe? sei e não sei... mas sei que é muito do que eles nos ensinam se nos deixarmos levar por eles...

    ResponderEliminar
  4. e somos 3 a nao dormir.... e ando cansada mas nao troco....

    ResponderEliminar
  5. ohhh, eu já durmo a noite toda...ainda a amamentar também, a minha pantufita é uma dorminhoca nocturna desde cedo...Saudades...

    ResponderEliminar
  6. Vanessa que sorte! O David é dorminhoco e mamão, por isso dorme e mama ao mesmo tempo! ;)

    Isa,somos muitos a não dormir, acho eu...

    Mafalda também li qualquer coisa do género: "a mama não é a chucha que ele não tem, a chucha é que é a mama que muitos bebés não têm". Também fiquei a pensar...

    ResponderEliminar
  7. Olá prima!!!
    Eu também sou defensora da mama...o Rodrigo mama duranta a noite, acordado... e eu a dormir!
    É um consolo para eles e acho que para nós são momentos inesqueciveís.Além disso a mama serve para tudo: fome,sede,mimo...
    Beijo grande para os três e um especial para o David

    ResponderEliminar
  8. "Dorme bem durante a noite?" "Porta-se bem durante a noite?" Eram perguntas que me faziam. E "Não" era a resposta- a minha filha não dormia na cama dela e não dormia a noite toda. E como recém-mamã ficava com a sensação que alguma coisa estava mal: ou eu... ou a minha filha.
    Levou algum tempo e muita pesquisa até eu perceber que não havia nada de errado, nem com ela , nem comigo.

    ResponderEliminar
  9. O meu priminho sabe bem o que é bom! Parabéns prima!

    Lucia, quando nos informamos percebemos que não estamos sós no mundo, não é? Boa continuação!

    ResponderEliminar
  10. Eu importar me ia sim se ele nao mamasse já.... sou tao apologista de dar de mamar.... mas confesso que preferia que so acordasse uma vez ou no maximo 2... nao por culpa dele, mas por minha culpa que tenho um sono leve e mau para readormecer.... mas vou ter saudades destes tempos eu sei!

    ResponderEliminar
  11. A minha primeira filha não mamou (por ignorância minha que dei ouvidos a opiniões ignorantes), ela nunca me deu uma boa noite até aos 3 anos, sendo que até aos 12 meses acordava de hora a hora!
    No entanto a minha 2ª filha mamou até aos 2,5 anos (sendo 8 meses em exclusivo), e desde os dois meses que dorme a noite toda, e quando digo toda era mesmo toda, das 21h às 8h (Como ela sempre aumentou de peso eu nunca me preocupei em contrariá-la :-))...
    Por isso acho que o dormir a noite toda, depende do bébe e não do que come, temos que saber respeitar cada bébe como um ser indivdual, pois cada um tem o seu ritmo e a sua personalidade, tal como nós adultos, não é?

    ResponderEliminar
  12. Cada bebé é um bebé. Mas fico feliz por a minha filhota desde os 2 meses (agora tem 6) mamar entre as 23h e a meia-noite e depois só às 7h e tal/8. Raras noites acordou para mamar a meio da noite mas quando o fez deitava-a ao meu lado e ela mamava a dormir e eu a dormitar. Não me custava mas confesso que acho q é por não estar a trabalhar. Uma prima tem um filho da idade da minha e anda esgotada porque já está a trabalhar, de manhã levanta-se cedo para ir trabalhar e durante a noite o filho mama 2 e 3 vezes. Compreendo que se queixe porque sei que gosta de amamentar e que tem vontade de o fazer por mais tempo.

    ResponderEliminar
  13. Isa, força, tenta descansar mais aos fins-de-semana!

    Ana Carvalho, que sorte! Pois, a situação da tua prima é muito comum...

    ResponderEliminar
  14. descobri este blogue agora, através de outro que faz referência à entrevista!! tenho a dizer que tornou-se automáticamente um dos meus blogues favoritos! :)
    nem a propóstio, há uns dias escrevi um post mais ou menos sobre este assunto!

    ResponderEliminar
  15. O meu sempre me deu boas noites de sono. Acordava para mamar a aterrava! Mamou de noite até quando quis!

    :)

    Não consigo seguir o teu blog, grrr... clicando lá em cima dá-me que não posso seguir e pelo quadradinho dos seguidores, não dá porque não o encontro, sniff

    ResponderEliminar