segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Colo nunca é demais




Como todas as mães. ouvi vezes sem conta, quando o David era ainda muito pequenino e estava ao meu colo, comentários como: "Se o habituar ao colo, depois vai ver...!".

Nunca liguei e normalmente respondia: "Eu quero que ele se habitue!", o que gerava expressões de espanto e estupefacção.

Agora, com 9 meses, é ao contrário. Ele está ao meu colo na esplanada e as pessoas, algumas que nem conheço, querem pegar-lhe ao colo! O que também me custa a perceber...

Enfim, o certo é que existe um medo colectivo de habituar bebés, de tenra idade, a estar ao colo. Seguido de um desejo colectivo de agarrar bebés mais crescidos, a todo o custo (mesmo os desconhecidos).

Então, se não querem habituá-los ao colo, como é que querem andar colados a eles depois?!

Há muitos anos, muito antes de eu sequer planear aventurar-me na maternidade, uma amiga, ao explicar-me, orgulhosa, que a filha adormecia sozinha, na sua própria cama, desde que nasceu, comentou: "Às vezes tenho pena dela não gostar de estar ao meu colo, começa logo a contorcer-se e tenho de a poisar". Nunca mais me esqueci desta frase e acredito que constitua uma das causas para ser a mãe que sou hoje (com qualidades e defeitos).

Futuras ou recentes mamãs, antes de aceitarem determinadas verdades como absolutas (como por exemplo, os bebés não devem ser habituados ao colo), por favor, parem e pensem... o que querem dar ao vosso filho? Como se querem relacionar com ele?

Eu acredito, colo nunca é demais. E mimo também não...





6 comentários:

  1. Opá... eu era uma dessas pessoas quando a minha bebé nasceu. Também achava que devia evitar os colos... Que estupidez! Aos poucos comecei a perceber que não era bem assim, e agora que ela tem 7 meses dou-lhe muito mais colo. Mas obrigada, mesmo, por me ajudares a confirmar essa certeza! Adoro o que escreves, faz todo o sentido para mim. Tenho aprendido muito contigo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, como sabes :). Colo e mimo nunca são demais!

    ResponderEliminar
  3. Nem mais...eu sempre acreditei que nunca era muito, até porque tive pouco. Depois confirmei-o com um amigo psic. que me disse que o problema era mesmo as minhas costas.... BRAVO! Colo e boas doses de Yoga resolveram tanto! Hoje o Afonso só pede colo em situações de extremo cansaço e eu só não reclamo a pedir mais, devido ao seu peso actual! ;)! Beijos RitaA

    ResponderEliminar
  4. concordo em absoluto, o meu filho tem 4 meses e já perdi a conta às vezes que ouvi "estás a deixá-lo mal habituado com tanto colo"! (até pessoas que nunca foram mães! lol!!!)
    e eu pergunto sempre - então é melhor deixá-lo ali sozinho na espreguiçadeira a chorar, para "se habituar? mas habituar ao quê?"
    enfim, não faz sentido nenhum, ando praticamente todo o dia com o meu bebé ao colo, e ambos adoramos! :)
    por acaso à noite até adormece sozinho na cama dele, fico só ao lado dele, mas porque ele fica mole com o banho e a maminha e depois adormece, seria incapaz de o deixar a chorar só porque as pessoas acham que os bebés têm de adormecer sozinhos!

    ResponderEliminar
  5. A minha filha tem 2 anos, e ando bastante com ela ao colo... porque ela quer, porque ás vezes dá-me jeito, no entanto mais que uma vez fui abordada a perguntar se ela não gostava de andar. "Gosta, mas prefere colinho" respondo com satisfação. "Mas deve pesar, não é?" Pois pesa, mas não me importo: damos colo enquanto se puder dar e ela quiser. Não sei quem fica mais baralhado com a conversa, se eu, se os meus interlocutores...

    ResponderEliminar
  6. Um dia destes tive vontade de gravar o que ou vi do meu filhote, do alto dos seus 27 meses. "Não quero colinho", disse ele, com todas as letras. Ele que andou ao colo os primeiros meses, e muito tempo, sempre que pediu(e ainda pede muito, claro, e eu dou sempre) Mas gostava que quem diz que eles ficam mal habituados (a quê, a ser bem tratados?) tivesse ouvido aquelas palavras. Porque eles querem colo durante tão pouco tempo...

    ResponderEliminar