terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cuidar das crias




Quase todas as espécies de mamíferos dedicam bastante do seu tempo de vida a cuidar das crias. Dedicam-se, em exclusividade, a essa função, até que estas se tornem independentes e, de seguida, voltam a engravidar.

Nós temos cognição, inteligência, o que nos leva, obviamente, a ter outros interesses e outras actividades. No entanto, o facto de os nossos bebés serem aqueles que apresentam maior necessidade de dependência, ou seja, maior imaturidade, na altura do nascimento e nos primeiros anos de vida, deve querer dizer alguma coisa. Quererá dizer que, tal como outros mamíferos, também eles necessitam de uma mãe em exclusividade? A mim parece-me que sim...

Quando me dizem "precisas de ter tempo para ti", apetece-me responder que estou programada, biologicamente, para cuidar da minha cria, dia e noite, durante os seus primeiros anos. Mas em vez disso, dou um sorrisinho e vou dizendo "virá o tempo...".

Sim, cuido da minha cria a tempo-inteiro, porque assim me ditam as minhas hormonas, os meus genes, a minha intuição e o meu coração. Não quero com isto, de forma alguma, que outras mães se sintam culpadas por não o fazerem. Mas pergunto: " posso cuidar da minha cria em paz?", sem ouvir comentários de espanto?

Se não for incómodo, claro.



1 comentário:

  1. Não podia estar mais de acordo!
    E arrisco-me a dizer que talvez eu precise tanto deste tempo dedicado em exclusivo ao meu filho como ele próprio!:)

    ResponderEliminar