quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A necessidade de controlar




De toda a informação que pesquisei, durante a gravidez, sobre Amamentação, ouve uma máxima que me ficou na memória, como linha orientadora: "relógio fora". Ou seja, não interessa durante quanto tempo o bebé mama (duração da mamada) ou há quanto tempo é que mamou (intervalo entre as mamadas). Mama sempre que quer, durante o tempo que lhe apetecer. A isto chama-se amamentar a pedido.

Ora, se isto é fácil de entender, mais difícil é de por em prática. Não a parte de deixar o bebé mamar quando quer, o tempo que quiser, isso é fácil. Para mim, difícil foi conseguir deixar de controlar o tempo. A máxima "relógio fora", por cá, não foi fácil de aplicar.

Inicialmente, convenci-me eu, apenas por uma questão informativa (na verdade, lá estava a necessidade de controlar), andava de relógio atrás, "só" para perceber quanto tempo ele mamava e quais os intervalos de tempo entre as mamadas.

Numa segunda fase (por volta dos dois meses), consegui deixar de controlar a duração das mamadas, mas não os intervalos! Só por volta dos quatro meses, consegui realmente deixar fluir... de dia!

Sim, porque de noite, continuava a contar as vezes que ele mamava e a controlar os intervalos. Após partilha de experiências no "mundo virtual", percebi que seria muito mais feliz se isso deixasse de acontecer.

Assim, o meu objectivo passou a ser: acordar de manhã sem saber quantas vezes o meu filho mamou e com que intervalos de tempo. Demorou... mas consegui!

Hoje, sou honesta quando digo que não faço ideia! Quantas vezes mamou esta noite? Quanto tempo dorme de seguida? Não sei... mama quando lhe apetece, normalmente a dormir (dorme connosco), e eu, meia a dormitar (com um olho aberto e outro fechado), vou ajudando.

E sou mais feliz assim!




1 comentário:

  1. Pois é, a "amamentação é incompatível com relógios"... mas confesso que aos 7 meses de amamentação ainda não consegui atingir esse nível. Mas tou no bom caminho, já me preocupo menos com horários...

    ResponderEliminar