domingo, 18 de dezembro de 2011

Questões higiénicas (!) e Co-sleeping


 

Ontem recebi uma resposta, no âmbito da minha actividade no Nascer Em Ti, por parte de uma pessoa "especialista" em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, acerca da não recomendação da prática de co-sleeping (ou partilha de cama com os filhos): "A principal razão porque se estimula que a criança tenha desde sempre a própria cama é por razões higiénicas".

O que é isto, razões higiénicas?! Estou estupefacta...

Então o meu filho ter contacto pele com pele comigo ou com o pai não é higiénico? Utilizar os mesmos lençóis que nós não é higiénico? Bom, talvez também não deva enchê-lo de beijos, para não lambuzar o miúdo, não me parece higiénico!

E tomar banho connosco, pode? Ui, isso é que não é mesmo nada higiénico!

Ironias à parte, é fácil perceber que uma família que não tenha "hábitos higiénicos", não terá com os lençóis que utiliza para dormir, assim como não os terá com o vestuário e fraldas dos filhos, com a higiene corporal (de pais e filhos), com a loiça que utilizam nas refeições, com o chão onde as crianças brincam... Já uma família com "hábitos higiénicos", terá cuidados de limpeza regular em todas as áreas que acabei de referir.

A mim parece-me que as pessoas se preocupam tanto em "esterilizar" o ambiente em que os bebés vivem, que se esquecem de viver!

Fiquei preocupada e pensativa...

10 comentários:

  1. Eu dormi em co-sleeping até aos 7... opssssss!
    E a minha filha já tem 3 e faz igual. E somos muito limpinhos! Damos muitos beijinhos e abraçinhos - isso é que é limpeza: limpeza cerebral porque nos enche de amor em vez de antibacterianos caros e desnecessários, lol!

    ResponderEliminar
  2. Olá...sigo o teu blog todos dias! Tenho uma bebe com 70 meses e partilho de todas as tuas convicções (das que li até agora lol) o co - sleeping é quase tão polémico quanto a amamentação, eu já nem ligo aos comentários (já vou na 3ª viagem lol), para mim o natural mesmo é dormirem comigo enquanto são bebés. Sinceramente já nem valorizo comentários de psicologos ou pediatras, sigo o meu intinto...a cria é minha
    beijo...e continua a seguir o teu instinto

    ResponderEliminar
  3. ups...10 meses...escrevia enquanto ela dormia na minha mama lol

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nao perguntaste a essa pessoa se ela tambem dormia sozinha? Por questoes higienicas, claro! E suponho que deve aconselhar todos os pais a dormirem sozinhos tambem! Abolir as camas de casal! LOL

    ResponderEliminar
  5. Hum, sabes do que me lembrei qdo li questões higiénicas? Por onde nasce, a maior parte dos bebés? Pela vagina, perto do anús. O nascimento é higiénico e o co-sluuping não?

    ResponderEliminar
  6. Limpeza cerebral a essa pessoa! Urgente!! LOL

    ResponderEliminar
  7. Boa, já posso comentar ;-)
    Devido a essa proximidade vagina-ânus, muitas pessoas defendem que a forma de nascimento "civilizada" e "higiénica" é por cesariana... :P
    Catarina, gosto muito do teu blog, costumo comentar via facebook, vou passar a fazê-lo por aqui tb.
    Bjs,
    Tânia

    ResponderEliminar
  8. tb pratico o co-sleeping =)....e considero-me higiénica... e sempre q me divirto na cama com o marido a roupa da cama é mudada...se calhar era a isto que a senhora se estava a referir por questões higiénicas!

    susana

    ResponderEliminar
  9. Gostei do "higiénico"! Farto-me de rir com as justificações dos especialistas! Como se as Mães e Pais não fossem ESPECIALISTAS!
    E a propósito de higiene, ontem comentava com o meu irmão (sobre outro tema) que o nosso corpo é uma máquina inteligente com diversos mecanismos de auto-limpeza!

    ResponderEliminar
  10. Ora aqui está um exemplo de que não podemos seguir à risca TUDO o que os especialistas nos recomendam!
    Não pratico o co-sleeping todos os dias. Quando o bebé chora e não se acalma, vem para a nossa cama, mas eu morro de medo, porque ele passa por cima de nós enquanto dormimos e ainda se atira da cama abaixo. A mais velha, dorme connosco quando acorda de noite e vem até à minha cama pedir para se deitar, com a almofada numa mão e a boneca na outra. É impossível dizer que não :P

    Patrícia Costa

    ResponderEliminar