sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Visitas no pós-parto




Das coisas mais úteis que aprendi no Curso de Preparação para o Nascimento, foi sem dúvida esta: cuidado com as visitas no pós-parto! Na altura, percebi a importância de resguardar o bebé e a mãe nos primeiros tempos em casa, mas estava longe de atingir a verdadeira dimensão deste conselho.

No entanto, ao olhar e sentir aquele bebé tão frágil e tão forte ao mesmo tempo, rapidamente percebi que tinha de o proteger do excesso de estímulos, que tinha de respeitar o seu tempo e o seu ritmo, para dormir, para mamar, para ficar somente ao meu colo.

Passei a dedicar-me a essa tarefa grande tarefa em exclusividade: cuidar dele, mimá-lo e protegê-lo. Tudo o resto, e todas as outras pessoas, ficaram para segundo plano.

Aos poucos, com o passar do tempo, comecei a "baixar a guarda", mas só aos 6 meses senti que ele estava preparado para momentos mais longos de interacção com "estranhos" e de exposição a estímulos. Não me arrependo, acho que soube ler os sinais do meu filho e respeitá-los.

Por isso, mais uma vez digo: cuidado com as visitas no pós-parto. São muito stressantes para a mãe e, principalmente, para o bebé. E grandes inimigas da amamentação... sobre esse tema, irei dedicar-me num outro post.

2 comentários:

  1. uma coisa que eu fiz foi proibir visitas ao hospital...só os avós! em casa também foi muito limitado e tinham que avisar com antecedência para não se juntar muita gente em casa...foi o melhor que eu fiz!!!meteu-me tanta impressão no hospital algumas mães com tantas visitas e máquinas fotográficas e flashes...que horror!!!

    ResponderEliminar
  2. tens razão, é horrível e toda a gente a dizer que é bom habituar o bebé a isto e aquilo, que precisa de se habituar a outras pessoas...uf, que tretas, não é?

    ResponderEliminar