quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Amamentação Prolongada - Parte II






Estamos quase a entrar naquilo a que é hábito chamar-se "amamentação prolongada". O David aproxima-se do seu primeiro aniversário! Como é possível? Passa tão rápido...

Enfim... imagino que o espanto do mundo aumente com o passar do tempo e que amamentar um bebé que já anda pelos seus próprios pés, venha a gerar maior curiosidade nos demais (que não estejam habituados ao cenário).

Bom, mas a questão que coloco é: prolongada porquê? Porque é que se convencionou chamar "amamentação prolongada" à amamentação de um bebé após o primeiro ano de vida? Parece que se está a prolongar qualquer coisa que já não era suposto estar a acontecer!

É importante não esquecer que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a amamentação pelo menos até aos 2 anos de idade da criança, pelo que, aquilo a que a nossa sociedade chama "amamentação prolongada", mais não é do que uma opção natural (recomendável e saudável) para criar filhos.

Por cá, continuamos com prazer!




3 comentários:

  1. Pois, eu cá também acho que o termo "amamentação prolongada" não faz qualquer sentido.
    Quando engravidei achava que ia dar de mamar em exclusivo até aos 6 meses e pouco mais, depois achei que até ao ano era aceitável. Agora sei que pelo menos 2 anos vou dar, pelo menos, já n ponho limites. Que sentido faria?

    ResponderEliminar
  2. E vão duas a Inês já está com 13 meses! Ainda ontem uma amiga (que ainda vai ouvir um raspanete por causa do comentário que fez) me criticou por eu dormir com a bebé e por ainda lhe dar mama..ela desmamou a filha dela aos 7 meses por uns familiares lhe terem dito que a miúda era demasiado crescida e ainda mamar...com 7 meses...e a filha dela também já dorme sozinha, no quarto dela e a noite toda desde essa altura (tem 18 meses atualmente), portanto, esta minha amiga é uma excelente educadora looool, daí sentir-se no direito de mandar bitáites sem ninguém lhos encomendar. A minha bebé mama a pedido e dorme na minha cama, eu trabalho por conta propria, tenho a comigo parte do dia, na questão da amamentação prolongada, espero conseguir amamentá la até ela querer, e digo conseguir porque ela mama a noite toda, tenho alturas em que ando completamente atordoada com sono, fisicamente está a ser muito desgastante, mas nem penso em tirar a mama. Enquanto ela mama eu não consigo dormir, tu consegues?
    P@ul@

    ResponderEliminar
  3. Pensava q se considerava "amamentaçao prolongada" so depois dos 2 anos... afinal ainda é mais cedo do q pensava... realmente nao faz sentido nenhum. ja antes de engravidar considerava normal amamentar ate ao ano, talvez porque a minha mae me amamentou a mim e aos meus irmaos ate essa idade... depois quando estava gravida pensava em dar de mamar em exclusivo ate 6 meses e depois talvez ate 1 ano e meio... mas agora realmente nao vejo sentido nenhum nisso, ja estou como a Butterfly: 2 anos no minimo.
    Filipa BS

    ResponderEliminar