quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

NUNCA obrigue o seu filho a comer! - Parte II





 
Voltando ao tema da alimentação infantil, mais especificamente à recomendação de muitos pediatras, entre eles o Dr. Carlos Gonzalez, de NUNCA obrigar uma criança a comer, pergunto, o que é obrigar?!

Para a maioria das pessoas, obrigar uma criança a comer é forçar a entrada da colher na sua boca, segurar-lhe as mãos e os braços, ralhar-lhe e gritar-lhe (agressões verbais) ou bater-lhe (agressões físicas). Será mesmo assim?

No livro "Mi nino no me come", o pediatra Carlos Gonzalez vai mais longe na definição de "obrigar a comer". Segundo ele, obrigar uma criança a comer consiste em todos os actos que tenham como objectivo levá-la a ingerir maior quantidade de comida do que aquela que a criança pretendia comer (ou seja, comer mais do que tinha vontade).

Assim, neste âmbito, estão incluidos comportamentos como: fazer aviõezinhos, "uma colher para a avó, uma colher para o tio, uma colher para o Tareco"... Resumindo, todas as tentativas para distrair a criança no sentido de a levar a ingerir mais comida, são formas de a obrigar a comer.

E quem consegue resistir a isso?! Quem consegue resistir a fazer o filho rir na tentativa de lhe enfiar mais uma colher de arroz? Eu tento, juro que tento, faço um grande esforço e... acho que tenho conseguido. Mas que é difícil resistir, isso é!

 

12 comentários:

  1. Catarina,
    no "Mi nino no me come", que ainda só li na diagonal, refere que devemos dar de mamar ao bebé antes de lhe dar a sopa ou a papa, pq o leite é que é realmente importante e o resto é um complemento... Mas em que situações, sabes? Durante o 1º ano de vida qd se começa a introduzir estes alimentos novos? Tens feito assim? Eu não... às vezes dou de mamar é depois, qd ela pede.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Sim, o que o C. Gonzalez diz no "Mi nino no me come" é para oferecer mama antes de todas as refeições (e sempre que o bebé queira), durante o primeiro ano de vida, desde que a mãe esteja com o bebé, claro. Isto porque durante o primeiro ano, o leite é o principal alimento, tudo o resto vem apenas complementar a alimentação principal - o leite. Ele refere que dar mais legumes e frutas e menos leite é uma receita para emagrecer, por isso, dar a mama antes e só depois oferecer outros alimentos.
    Eu faço assim, dou mama primeiro. Mas já ouvi mães dizerem que oferecem a mama depois e corre tudo bem na mesma! É uma questão de estares atenta às reacções do teu filho e ao seu peso. Se descer de percentil com a introdução da Alimentação Complementar (AC), talvez seja melhor dar o leite primeiro. O meu filho mamando antes das refeições, manteve o percentil com a introdução da AC.
    Felicidades! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! Era mesmo isso que queria saber....
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Alguém sabe onde posso encontrar o livro "mi nino no me come" pra download na net ou assim?
    Já agora, Catarina, já leste "besame mucho" do Dr. C. Gonzalez?
    Beijinhos
    Filipa B.S.

    ResponderEliminar
  5. Catarina,

    mas dando de mamar antes das refeições consegues que ele coma alguma coisa depois?

    ResponderEliminar
  6. Butterfly, sim, ele já sabe que a seguir vem comidinha e, por isso, não mama muito, para deixar espaço... esperto! é como a mãe que não come o prato todo para deixar lugar para a sobremesa!

    ResponderEliminar
  7. catarina, o importante não é que o bebé "coma alguma coisa", porque até ao ano de idade, ou um pouco mais, o leite e o pouco ferro que possa haver na comida (não é preciso muito) chegam para as necessidades nutricionais.
    comer é uma aprendizagem cultural, e para o futuro. portanto, mesmo que coma 1 colherzinha escassa da comida da família, é muito bom...
    a natureza está tão bem feita que dá tempo suficiente para a criança ir experimentado. assim como pode levar meses a gatinhar, pôr-se em pé e finalmente andar, o mesmo acontece com a comida. vai experimentando, provando, brincando, explorando, conhecendo... até que um dia a mãe percebe que ele/a está MESMO a comer...

    ResponderEliminar
  8. Eu dei mama no fim da papa e da sopa. Se ele comesse pouquinho, não havia stress porque tinha a maminha no fim. E quando fui trabalhar, já não havia maminha no fim... O que a minha mãe ia fazer? Eu ia-lhe dizer: mãe, se ele não quer comer, não forces! Não faças avião! Ele vai-se habituar à colher e vai comer quando tem fome! São essas as recomendações, certo? Depois de 7h sem a mãe, o puto apenas come 4 colheres de papa porque a minha mãe não obrigou!
    Agora pergunto, será que devemos fazer TUDO o que nos dizem para fazer? Concordo com muitos conhecimentos desse pediatra de renome, mas para mim não passam disso mesmo: conselhos! No fim, eu sou a mãe e sei se devo ou não seguir à letra tudo o que me dizem...

    Patrícia Costa

    ResponderEliminar
  9. Eu sei o q é ser forçada a comer quando não queremos. Fui sempre uma "peste" p/ comer (dito por toda a família). Disse sempre q não ia obrigar os meus filhos a comer. Mas a verdade é q a minha filha com quase 9 meses, come pouquissimo.É indescritível mesmo. Ela às vezes come 3 ou 4 colheres de sopa ou de papa, às vezes nem isso, simplesmente começa logo por fechar a boca, e por isso eu acabo sempre por insistir um pouco. Às vezes come mais um bocadito mas ainda assim... Comecei hoje a ler o livro "mi nino no me come". Vamos ver. Gostava de fazer o melhor para a minha filha mas saber o q é o melhor não é fácil. Vai mamando mas até aí acho q é pouco.

    ResponderEliminar
  10. Eu dava de mamar antes dele comer... e ele depois comia na mesma :)

    ResponderEliminar
  11. Pois, a leitura do "Mi nino no me come" ajudou-me a baixar as expectativas em relação ao que a minha filha come. Antes de o ler achava que ela comia muito mal, agora acho que ela come muito bem. Realmente no primeiro ano de vida não precisam de comer um prato de papa ou sopa, precisam de umas colheres, que aos poucos vão aumentando de quantidade. Há que respeitar o tempo e as necessidades da criança. Mais ainda, o leite materno continua a ser o prato principal cá em casa. E é para continuar.

    ResponderEliminar