segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Separação






Vivemos aqui, neste mundo (que é Portugal).
Neste mundo, os bebés são separados das mães muito cedo (quando ainda não são autónomos) e cuidados por outras pessoas.
Neste mundo espera-se que, cedo demais, ambos, mãe e filho, estejam preparados para a separação.
Neste mundo, os bebés e as mães, estão longe nove ou dez horas por dia (e dez ou onze horas por noite).
Neste mundo, o que é "normal", não é natural, não é biológico.
Neste mundo, eu deveria conseguir viver longe de ti. Deveria achar isso "normal". Deveria querer voltar à minha vida profissional.
"Se precisasses mesmo, tinhas de conseguir". Preciso, preciso mesmo, mas não consigo.

Vamos viver para onde, meu amor?

 

5 comentários:

  1. Dia 1 de Fev, retomo o trabalho...:( buááá

    ResponderEliminar
  2. Quero mt ficar com a minha pequenita em casa o máximo tempo possível. Apesar de precisarmos, porque só um rendimento é pouco, não consigo deixá-la com ninguém antes de ter 1 aninho (pelo menos!). Ainda noutro dia estava a dizer a uma amiga q se pudesse ficava com ela em casa sempre e q só a punha num infantário antes mesmo de ir pra escola (como a minha mae fez comigo e porque eu lhe pedi), tipo aos 4/5 anos. E ela logo: 'ah nao faças isso! é completamente desaconselhado. eles devem ir pra socializar com outras crianças...' e eu fiquei a pensar: entao e "socializar" com a mãe, não é o mais importante? as crianças nao se cuidam umas às outras (+ ainda qd estao na mesma faixa etaria), eles precisam é q cuidem deles, e especialmente q quem cuide deles seja aquela q melhor os conhece e mais os ama: a mãe!
    infelizmente este país ainda está mt longe de permitir (a todos os niveis, desde o social ao economico) q as mães cuidem dos seus filhos a tempo inteiro porque o normal é q sejam os outros a fazê-lo.
    Filipa BS

    ResponderEliminar
  3. como te entendo, devido ao meu desemprego fiquei com a minha filha em casa, estou com ela há 16meses...já passei por várias fases...agora tenho medo que chegue o dia que arranje um trabalho (como pedi tantas vezes e como eu tanto quero) mas no fundo do meu ser não quero que esse dia chegue. Não quero "abandonar" a minha filha numa creche ou ama. não quero deixa-la horas e horas sem mim. Não quero...não quero...não quero...não quero tanta coisa....mata-me o cração que a minha filha esteja um dia mais tempo com uma "estranha" que comigo...ainda é pequenina...compreendo que a partir dos 3 anos ela precise disso de estar com outros meninos e meninas, e com outras pessoas e com o mundo..mas até lá....mas infelizmente preciso do dinheiro para viver, para lhe dar algumas comodidades e comida. mas enquanto o emprego/trabalho não aparecer eu aproveito para mimar e aproveitar a minha filha ao máximo, pois não sei se um dia o mano ou a mana terá a mesma sorte! Sim em Portugal acho que as mulheres tem poucos direitos em relação a maternidade e amamentação, ser MÃE e MÃE que amamenta neste país tem muitas falhas...temos que ir mudando isso por muito lento que seja....
    Mas é o País que temos e pouco a pouco vai mudando e para ser sincera por enquanto ainda não o troco por nenhum...(por enquanto)

    Marilyn
    F

    ResponderEliminar
  4. Neste mundo é preciso coragem para se fazer o que está correcto e não o que "os outros" acham que se deve fazer...e é por isso que te adoro!

    ResponderEliminar
  5. Mais um mês (ainda bem que não gastei as ferias todas em 2011, sempre posso ficar um pouquinho mais ctg)e iremos à nossa vida...mas à noite vamos compensar...e vou aproveitar a redução de horario até ao ano de idade...

    ResponderEliminar