sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ainda mama?!


É claro que mama! Tem 8 meses, não tem 8 anos. Por que raio não havia de mamar? A mim parece-me que o mundo anda louco em matéria de amamentação (e noutras matérias também).

No outro dia, uma médica para mim: mas sabes que para ele já não traz benefícios? Lá lhe respondi com as recomendações da OMS e outras evidências, tendo ouvido como resposta tratar-se de recomendações dirigidas a países sub-desenvolvidos. E os senhores da OMS não sabem clarificar?! Continuo a dizer, está tudo louco!

Depois de pensar um pouco sobre este diálogo surreal, conclui que uma resposta acertada da minha parte teria sido: ah, então achas que os bebés com 8 meses já não precisam de consumir leite? E teria sido informada: precisam, claro, mas podes dar outro leite! Ao que teria respondido: então para os bebés humanos, o leite de um animal de outra espécie (vaca) é mais benéfico do que o leite da sua própria espécie e, ainda melhor, da sua própria mãe?

Mama, claro que mama, ainda é tão pequenino. Irá mamar até desmamar naturalmente, como qualquer outro mamífero, o que na nossa espécie acontece entre os dois anos e meio e os sete. Terei que pedir desculpa por isso?

Há tempos ouvi, num almoço com quatro colegas que tinha acabado de conhecer, acerca de uma criança que uma delas conhecia: com 2 anos e ainda mama, já bebe coca-cola e ainda mama! Pois, eu também bebo leite e coca-cola (sei que não devia consumir nenhum dos dois, mas ainda não me decidi a deixar).

Nesse almoço, ao perceberem que o meu filho, na altura com 6 meses, "ainda" mamava (e em exclusivo), recebi o seguinte elogio: com 6 meses e ainda nunca bebeu um biberão? Que horror! Como é que aguentas?! Mais uma vez, peço desculpa. Pensava que amamentar um filho era inerente à maternidade e, portanto, à opção de ser mãe.

Isto foi um desabafo. Às vezes farto-me.

23 comentários:

  1. Carolina Pereira Ferreira4 de novembro de 2011 às 11:00

    Catarina, o blogue está mesmo muito interssante, acho que tudo o que escreves vai ajudar muitas mães.

    ResponderEliminar
  2. A dada altura irás deixar de ligar a esses comentários. Entra por um ouvido e sai pelo outro. ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu tambem ja ouvi muitas vezes isso... e hoje o meu faz 6 meses!!!! e o meu leite é pra continuar!

    ResponderEliminar
  4. Amiga, está muito giro o blog. Continua a escrever, adoro ler-te ;) Estava a ler este artigo e li alto para o Fernando ouvir, o comentário dele que passo a citar é que "talvez devas mudar de companhia aos almoços" lol O david que continue a mamar, espero que a minha Helena tb o faça como ele. Bjo

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a minha Sofia tem tb 8 meses. Vou andar por aqui.
    Tb tenho alguns desabafos nos meus blogs o 'cozinha sem avental' anda um pouco parado mas eu e a pequena andamos pelo Manga & Papaia

    ResponderEliminar
  6. Catarina, eu e minha filha somos umas et'ss. Ela tem perto de 34 meses, sim quase três anos e ainda mama!!Não podia estar mais feliz com a minha opção de ser mãe e amamentar até ao desmame natural, e sempre que puder!! e sim, os meus médicos também já me disseram o mesmo, ao longo dos ultimos 24 meses, portanto, não desanimes, tens um longo percurso pela frente. bjs e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  7. parabéns catarina. Presumo que as opinioes face ao que vamos lendo de ti se dividam. és polémica e trazes-nos novas reflexoes e algumas dores de cabeça, prevejo. Mas é muito bom ler-te. Alguns vão achar que bateste com a cabeça, outros que isso é sintoma de primeiro filho! Mas para mim, chegas mesmo em boa hora...vamos lá provocar novos "partos"!!

    ResponderEliminar
  8. Bom, então já somos duas a "pedir desculpa " Catarina :) A minha filha está com 19 meses, bebe água, groselha, sumos de fruta....e mama, sem qualquer problema de o assumir publicamente que o fará até desmamar naturalmente. Sendo um processo informado, sei que o facto de mamar em nada impede uma alimentação variada, e faz parte do cardápio diário todos os alimentos que estão presentes nas refeições em família. Também me parece estranho ainda haver tanta falta de informação acerca deste assunto. É tão divulgada a importância do aleitamento Materno...caramba até nas latas de leite está escarrapachado ( por obrigatoriedade legal é certo). As pessoas são livres na sua escolha, e esta escolha devia ser uma escolha informada. Dizerem a verdade mudava a escolha de tantas mães. E que nos respeitem nas nossas . Ainda Mama !? Claro que sim ! E os seus filhos não mamaram? Ai tomaram outro leite .... Hummmm que estranho isso é para mim!! :D
    Ass : Joana Duarte

    ResponderEliminar
  9. 8 meses?! E acham estranho que ainda mame?! EU acho perfeitamente normal... Nessa óptica, então a minha filha de 18 meses está muito fora de prazo no que diz respeito à amamentação, pois ainda mama 2 vezes por dia. Ainda no outro dia, uma médica pediatra, especialista da amamentação, me deu os parabéns por esse facto, por isso, enquanto eu tiver leite e ela quiser, tenho toda a intenção de continuar a dar de mamar. Boa continuação!

    ResponderEliminar
  10. Eu amamentei a minha filha até ela deixar por ela aos 18 meses. E tenciono amamentar o próximo. Não é a primeira vez que oiço essa dos países subdesenvolvidos, disseram isso a uma amiga minha.Espero que não me venham com essas do não traz benefícios o leite materno e que benefícios traz artificial.Aja paciência. Muitas mulheres não amamentam por puro preconceito. É mais fácil dar biberon,e prender a criança a horários rígidos. À pergunta como é que aguentas? Eu responderia com o amor que tenho pelo filho, porque amamentar é uma acto de amor.

    ResponderEliminar
  11. Só agora consegui vir responder aos comentários, tenho tido problemas a esse nível aqui com o blogue...
    Muito obrigada pelos comentários. É muito bom ver tantas mães a amamentar para lá de um ano! Boa continuação!
    E claro que aos 8 anos ainda poderia mamar Cláudia, porque não?

    ResponderEliminar
  12. Olá Catarina que bom «ouvi-la».Parabéns pelo blogue, pelos temas que já abordou,pela amamentação do David e pela partilha.Certamente um valioso contributo para que a amamentação seja aceite como algo natural,independentemente da idade da criança.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Sara! O sucesso na amamentação do David tem também o contributo da Sara, muito obrigada.
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  14. Com tanto bombardeamento de todos os lados, com a história do ainda mama e já não trás benefícios deixei de amamentar a minha pantufita aos 13 meses...que tolice!!

    ResponderEliminar
  15. Amamentei os meus dois filhos 22 e 18 meses, e acho que o teria feito durante mais tempo se não tivesse problemas de saúde. O melhor comentário que ouvi a esse respeito veio do meu obstetra: "Que maravilha! Sabe, o leite de vaca é bom é para os bezerros..." :)
    Parabéns!
    Silvia Sequeira

    ResponderEliminar
  16. Vanessa, infelizmente acontece com muitas mães. Agora o que interessa é que ela esteja bem e tu também! Bjs

    Silvia, é tão bom ouvir comentários como esse da tua obstetra, e tão raro... Tude de bom para os teus filhotes!

    ResponderEliminar
  17. Ola eu hoje em dia também ouço esses comentários pois a minha filha fez um ano a 21-11-2011 e as pessoas continuam com a ideia de que é um horror mamar até tão tarde mas..... sinceramente faz-me confusão e questiono-me o mesmo, então beber leite d evaca é melhor....
    Vou continuar a minha luta em manter a amamentação apesar de se estar a tornar muito cansativo.
    Manuela

    ResponderEliminar
  18. Pois... quando vos disserem que já não traz benefícios ser amamentado com essa idade, respondam como respondeu o Dr. C. González (Pediatra perito em amamentação) numa entrevista que vi no You Tube: Nem tudo na vida se faz pelos benefícios que determinada coisa trás. Senão, faria sentido dizer "se já tens os filhos que gostarias de ter pq continuas a ter relações sexuais com o teu marido?". Na amamentação é igual, enquanto der prazer a mãe e filho, deve manter-se.

    ResponderEliminar
  19. Ah, e claro que tem benefícios... senão a OMS não recomendaria amamentar até PELO MENOS 2 anos!

    ResponderEliminar
  20. hahahaha... Pensa assim: pelo menos podemos rir-nos com a ignorancia dos outros!!! Ok, Ok, eu sei que isso é feio... mas o que descreveste só me dá vontade de rir :)

    Eu amamentei até aos 26 meses, e tive pena de não ter sido 26 meses e 1 dia, ou 26 meses e 2 dias :)

    ResponderEliminar
  21. Estou parva, escandalizada até... Contou-me hoje uma amiga que está grávida que a obstetra dela lhe disse que deixou de dar de mamar aos 13 meses, pq nessa altura tinha começado a trabalhar mais, pouco tempo estava com o bebé e que ele, para a castigar(!!) começou a acordar de noite quase de hora a hora. E então, ela deixou logo, pq era manha, etc, etc e que ele se adaptou muito bem.

    Fogo, como é possível?! Será que a sra não percebeu que ele estava a acordar tantas vezes de noite pq sentia a falta dela, provavelmente nem era fome, claro, queria era colo, atenção, calor... Castigar?! Como anda este mundo...

    ResponderEliminar