segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bons sonhos bebé! Co-sleeping ou cama partilhada



(obrigada Rita)

Uma das coisas que me dá mais prazer fazer com o meu filho é dormir, juntinhos, a ouvir a sua respiração e a sentir o seu cheiro.

É claro que eu quero que o meu filho aprenda a dormir sozinho, quando chegar o "seu" momento. Assim como quero que aprenda a andar, quando chegar o "seu" momento, e a falar, a correr, a ler e a escrever.

Um bebé não vem "programado" para passar 8/10 horas por dia (e, pior ainda, seguidas) sozinho, seja a dormir ou acordado. É claro que eles aprendem, eles adaptam-se a tudo para sobreviver e, se for preciso, nem choram e até parece que gostam. Mas não gostam, nem é bom para eles. Se pensarmos em deixar um bebé sozinho 10 horas durante o dia, todos consideramos tal intenção impensável e inadmissível. Mas durante a noite "pode-se", pelo menos neste cantinho a ocidente onde vivemos. Porque no resto do mundo "não se pode". Noventa por cento da população mundial dorme com os filhos até cerca dos 4/5 anos de idade, incluindo em países industrializados como o Japão.

A maioria dos nossos bebés passa 9/10 horas por dia em creches ou com amas, ao fim do dia estão cerca de 3 horas com os pais (no automóvel e entre tarefas diárias como cozinhar, preparar as coisas para o dia seguinte, etc.), seguidas de aproximadamente 10 horas sozinhos, no seu quarto, a dormir (ou não, porque os bebés acordam muitas vezes durante a noite, mesmo que os pais não se apercebam e pensem que eles passam todas aquelas horas a dormir de seguida).

Segundo o pedopsiquiatra Pedro Caldeira, na última edição da revista Pais&Filhos, para se ser seguro e autónomo, é necessário primeiro encher os depósitos. Adorei a expressão, é mesmo isso, encher os depósitos de certezas. Certeza de que os pais estarão sempre ali, ao seu lado, para o que for preciso.

E assim se formam adultos seguros e tranquilos.




15 comentários:

  1. Ora aí está uma coisa que não sei fazer de outra forma! Não sei dormir (nem pô-los a dormir) sem ser na minha cama!

    ResponderEliminar
  2. P@ul@ é tão bom, não é? Quantos são na vossa "cama de família"?

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa tb dormimos juntos!Para já somos 3 ;) eu tão bom!!

    ResponderEliminar
  4. Linda já nao te lembras de mim, mas vimos-nos umas quantas vezes atraves da rute, olha temos um filhote com quase cinco anos, que dormiu sempre connosco até aos 4 anos, e a meio da noite ainda vai para o pé de nós. Quando ele nasceu, faziamos tudo quanto nos diziam, mas bastou chegar ate aos tres meses, para preferirmos seguir a nossa intuição e bom senso de pais. Não me arrependo nada, e quando voltar a ter mais filhos, vão dormir connosco também, nem que tenha que comprar uma cama maior..pois o conforto e a segurança que são transmitidos, uma cama num quarto vazio e frio não o fazemm de certeza...além do mais sou espirita e não vou fazer aos meus filhos isso, que é deixá-los num quarto sozinhos, ainda bebes à mercê de qualquer energia ou espírito que possa interferir..apoiado adorei o blog

    ResponderEliminar
  5. o que é triste é que penso que poucos assumem que o fazem, com medo de serem criticados, não sei! São poucas as pessoas que conheço que têm bebés e partilham a cama ou se o fazem não dizem. Enfim, eu faço e com muito gosto...durmo bem melhor...tão descansada. Abro os olhos e vê-la ali...ou melhor nem é preciso pois facilmente se sente a presença dela :) ou quando rebola para ficar colada a mim ou porque estica a mão só para me sentir! e quando ela abre os olhos e vê que estou ali e volta ao soninho dela tão mais tranquila:) é maravilhoso!

    ResponderEliminar
  6. Amei o blog...o meu Salvador fará 2 mesinhos dia 15, e a unica forma de ele dormir bem, e eu tb, é simplesmente dormirmos juntos. uma noite coloquei-o no berço, chorei pq me partiu o coração ve-lo sozinho...meu marido disse "tra-lo p o pé de nos"...e assim tem sido os tres juntinhos...as vezes afasto-me do pequeno porque penso que tem calor, mas qd dou por mim ele ja esta junto a mim sobre o meu braço e agarrado à minha camisola...todos (à expecção do pai) me dizem q estou errada...estarei??? o meu coração de mãe diz q não... bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito desta leitura...tenho 3 filhotes (8 anos,2 anos e 6 meses),todos têm as suas caminhas,adormecem lá, mas têm toda a liberdade de aparecerem na minha! A pequenina se acordar a meio da noite, vem passar o resto da noite ao pé de mim, a do meio aparece por lá na maior parte das noites, o mais velho já não faz tanto isso, mas quando tem um sonho mauzinho vem chamar-me e vou eu para ao pé dele.
    Não é um co-sleeping verdadeiro, mas para mim é óptimo, e sabe muito bem!

    ResponderEliminar
  8. Parece que aqui só há vozes concordantes.
    Permita-me que seja a única, até à data, a discordar.
    Tenho uma bebé com 14 meses e nunca dormiu na nossa cama. 1º por uma questão de segurança. Há o risco de sufocar o bebé enquanto dormimos (há registo de vários casos). 2º porque eu própria não iria conseguir dormir descansada a saber que poderia involuntariamente fazer mal ao meu bebé. 3º Vai ser muito mais díficil habituar o bebé (quando tiver idade para entender) a dormir na sua própria cama. 4º honestamente não ahco que haja necessidade de o fazer. O bebé precisa de se sentir amado, protegido, acarinhado mas isso faço-o quando ela está acordada.
    Claro que não sou radical e não descarto a hipótese de em certos casos a minha filha dormir na nossa cama, quando tiver doente, ou um pesadelo. Mas não ser regra.
    Cada mãe/pai faz o que acha melhor para si e para o bebé.

    ResponderEliminar
  9. Adoro o teu blog, sinto-me compreendida...
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Ola!
    Tenho partilha, tambem para saber a tua opiniao, Catarina Santos, enquanto psicologa.
    A minha filha dorme com connosco, o que, sei, mete muita impresao a familiares e amigos, mas eu nao quero saber! Nao ha nada melhor que me abracar a ela, e por vezes, como a janela esta aberta, podemos ver as estrelas e tudo!
    Bom, um dia em conversa com um casal amigo, cujo filho dorme sozinho, nao sei desde que idade, veio ao cimo esta conversa e o pai disse que uma migo tinha ido ao psicologo com o filho, que nao sei que idade tinha, para saber o que fazer, para o meter a dormir sozinho. O psicologo mandou os pais deita-lo na cama e deixa-lo. O miudo parece que durante as primeiras noites chorou 45 min seguidos, obvio que depois parou... fiquei cheia de pena do miudo!!! Mas enfim, cada um sabe de si! Mas como psicologa, que achas disto?
    Obrigado
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina, desculpa mas só hoje ao reler este teu tópico vi que me tinhas feito uma pergunta. Antes de mais, parabéns mais uma vez pela tua forma de estar e de pensar. Na minha cama somos 3 nesta altura lol, expliquei me mal, tenho 3 filhos mas de idades muito dispares, tenho uma que faz 20 anos em fevereiro, que dormiu na minha cama até aos 5 anos, a essa só consegui amamentar até ás 6 semanas por falta de apoio, e de experiência. Depois tenho outro que faz 13 anos em Maio lol esse dormiu na minha cama até aos 3 anos e mamou até aos 28 meses. Agora tenho uma linda bebé que está com 13 meses que mama a livre demanda e que dorme tambem na minha cama...na-tu-ral-men-te. Como já tinha dito no outro comentário, não sei criar/educar filhos de outra forma. Dou lhes colo sempre que querem, pareço uma macaquinha com eles pendurados (refiro me obviamente a quando são pequenos) não entendo como a maioria das pessoas acha natural deixa los sozinhos num quarto a noite toda, ou quando me dizem que estou a habitua los mal quando lhes dou colo. Já me estou a alongar demasiado, mas estava o dia todo a relatar experiências minhas com os meu filhotes. Com esta minha bebé já experimentei 3 pediatras, vou trocando por causa das ideias quadradas que têm em relação á mama e ao dormir acompanhado. Beijo...e vou continuar de "olho" no teu blog
    P@ul@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há muito boa gente que nao se importa de ver os filhos chorar...eu não consigo...o primeiro mes e meio ninguem dormia ca em casa nem de dia nem de noite...a melhor alternativa foi sem duvida dormirmos os tres juntos...acabaram-se as noitadas...todos temos espaço na cama e nunca "pisamos" ninguem na cama...dentro de um mes recomeço a trabalhar e o Salvador irá para o Infantário...durante o dia vamos estar afastados...à noite são as rotinas, preparar jantar, jantar, dar o banho, preparar as coisas para o dia seguinte...dias em que será necessario tratar da roupa da casa etc...e tempo para o meu bebé??? por isso vamos continuar a partilhar a cama, pelo menos durante a noite vamos estar mais que juntinhos...não vale a pen "discutir" se é certo ou errado...de certeza que não vamos errar sempre que decidirmos seguir o nosso coração...quando ele quiser ir para a caminha dele então terá todo o meu apoio agora quer o aconchego do pai e da mae??? então terá tudo a que tem direito... Bjs

      Eliminar
  12. Pois, eu aos 4 meses passei a minha bebé para o quarto dela, achando eu que estava a fazer uma grande coisa. Com isto passou a dormir 12h seguidinhas sem acordar, e eu toda contente. Até que começo a ler umas coisas sobre co-sleeping e a achar que faz todo o sentido. Confesso que agora me custa imenso pensar que ela fica tanto tempo sozinha num quarto. Não penso trazê-la de volta para o nosso quarto, mas .... ainda bem, passou a acordar durante a noite e eu vou logo buscá-la para lhe dar de mamar e aconchegar. Acho que assim não me sinto tão mal...

    ResponderEliminar
  13. Como ja referiram aqui, e ha que ter em cosnideração, cada pai/mae faz o que acha melhor para o seu bébé.
    Eu estou tantas horas longe dela, que amo dormir com ela, amo te-la encaixadinha a mamar e depois ve-la dormir, serena.
    Já com a mais velha foi assim e foi para o quarto dela sem qualquer problema aos 2 anos e meio.
    Por mais erros, falhas que possa haver na educaçao, porque há, porque nao controlamos tudo, porque nao existe um manual de instruções, nunca a mais velha dorme sob castigo sozinha, nunca nunca, o sono tem de ser algo tranquilo, com muito aconchego, com muito amor.

    ResponderEliminar
  14. Sem duvida que concordo com tudo o que aqui foi escrito. O meu bebe fez agora 3 meses e adora dormir juntinho a mim... Como eu adoro dormir com ele... Alias, quando ele quiser dormir sozinho acho que vou ser eu a chorar por não ter aquela mãozinha ali juntinho a mim... Aquele respirar tranquilo... Aquele sorriso sempre que acorda para mamar... Estou me nas tintas para as pessoas que me dizem que o habituo mal por estar com ele ao colo ou por dormir na nossa cama... Vou pegar nele quando? Quando tiver 5/6 anos e eu não puder? Bebes são para ser amados, acarinhados, esta mais que provado que em muitos prematuros com poucas hipóteses de vida o abraço e aconchego da mãe faz milagres.

    ResponderEliminar