sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hospitais Amigos do Bebé




 
Tenho-me apercebido, através de relatos de experiências de várias pessoas, que existe, na maioria dos casos, uma grande diferença entre ter um filho num "Hospital Amigo do Bebé" ou num outro hospital, que não esteja "especializado" no apoio à amamentação.

Esta diferença traduz-se na percepção do estabelecimento da amamentação por parte da mãe, como uma vivência positiva e apoiada a vários níveis, bem como no sucesso na manutenção da amamentação em exclusivo até aos 6 meses (e na sua continuação para além dessa idade).

O meu filho nasceu na Maternidade Alfredo da Costa (MAC) e posso dizer que o apoio na amamentação foi muito bom: eficaz, acolhedor, tranquilo, esclarecedor.

Não senti pressões, nem julgamentos. Durante os primeiros dias de internamento do David (logo após o nascimento), não conseguia tirar leite durante a noite (por exaustão). Essa minha incapacidade sempre foi compreendida e apoiada pelo pessoal de enfermagem, que passava o dia a mandar-me descansar. E sim, algumas vezes (poucas), o meu filho teve de tomar leite artificial, nunca me senti julgada por isso.

A formação dos profissionais de saúde nesta área deveria ser obrigatória, a meu ver, mas não o é. Assim, cabe aos pais escolherem o local para o nascimento do seu filho de forma informada. Infelizmente, existem muito poucos Hospitais "Amigos do Bebé".


3 comentários:

  1. O Hospital Garcia Dorta em Almada tambem é um hospital amigo do bebé ... contudo a meu ver ainda há muito a fazer. A minha filha Laura, por virtude dos problemas cardiacos que tem nunca teve força para mamar, e no hospital, pouco faltou para que "obrigasem" a miuda a mamar a toda a força... não fosse eu mãe de 2ª viagem e teria permitido tudo e mais alguma coisa, e sairia frustrada ... assim sendo, e percebendo que ali havia bem mais do que a "simples má pega do bebé", não permiti que continuassem forçando a bebé ... mas sim... são fantasticos e apoiam imenso na amamentação. Acho apenas que devemos ser flexiveis e nao tãi by the book :)

    ResponderEliminar
  2. A minha bebe tb nasceu num hospital com essa designaçao, Pedro Hispano em Matosinhos. E realmente o apoio à amamentaçao é imenso. Ajudaram-me e ensinaram-me mt. Assim como os cantinhos de amamentaçao q existem em todos os centros de saude de Matosinhos, onde cheguei a recorrer.
    Filipa BS

    ResponderEliminar
  3. Olá. Eu tive um excelente apoio no Hospital de Santa Maria onde nasceu o filhote M. há já quatro anos, e acho que apoio nenhum no Hospital Fernando Fonseca onde veio a nascer, há um ano e meio, a segunda filhota. Só este último tem a designação de "amigo dos bebés". De facto se a equipa não estiver TODA bem formada e sintonizada com a temática, orientada e vocacionada para o apoio nesta questão, acaba por ser apenas uma questão de sorte, por mais que o Hospital tenha bem definidas as políticas... E bolas, não deveria ser apenas uma questão de sorte, pois não? Ana CO ps. não posso deixar de aproveitar a oportunidade para dar os parabéns. este blog é estupendo :)

    ResponderEliminar