terça-feira, 15 de novembro de 2011

A tirania dos Percentis e a Amamentação



Não tenho conhecimentos para aprofundar aqui a questão dos percentis, mas, como mãe, posso falar da minha experiência pelo "mundo" dos percentis.

O David sempre esteve no percentil 25 e isso nunca constituiu um problema (no âmbito da consulta de pediatria, entenda-se). A questão sempre foi, mês após mês, a possibilidade de ele "quebrar o percentil".

Passo a explicar. O pediatra do meu filho defende a amamentação e considera que esta traz grandes vantagens até aos 2 anos de idade da criança (valha-nos isso). O David foi todos os meses ao pediatra até aos 4 meses, altura em que eu pensava que iríamos fazer uma pausa e voltar lá só aos 6 meses. Mas não. O pediatra aconselhou-nos a ir de novo à consulta aos 5 meses porque, dado tratar-se de um bebé amamentado em exclusivo, "é recomendável que seja avaliado todos os meses, para ver se não quebra o percentil".

Ora bem, depreende-se que se ele fosse alimentado com leite artificial não teria de ser sujeito a esta cuidadosa avaliação, no entanto, como era alimentado com leite materno, o melhor é "andar de olho nele", não vá o miúdo quebrar o percentil.

Com a introdução da alimentação complementar, aos 6 meses, voltámos à mesma questão: "é melhor ser avaliado aos 7 meses e meio (e não só aos nove como seria de esperar) porque, como continua com mama, vamos avaliando".

Se eu não tivesse procurado informação iria sentir, certamente, que a amamentação não era natural e que não era a melhor escolha para qualquer bebé. E isso deixa-me triste.



10 comentários:

  1. Pois, ainda o mes passado, numa coonsulta no centro de saude(onde é seguido em simultaneo com a pediadra)o Dr. se virou para mim e disse: não achas que com 18 meses já era altura de deixar a mama?
    e eu não consegui ficar calada´e com um grande sorriso limitei-me a responder: porquê Dr Hugo? se por acaso a OMS até aconselha a amamentação pelo menos até aos 2 anos e durante o tempo que mãe e bébe se sintam disponiveis para isso; se eu tenho leite que sobra; se ele adora e não pega sequer num biberon; e ainda por cima é o leite melhor que alguma ves vai por beber. Porquê Dr.Hugo?
    e nisto (e coisa que eu não estava a espera), o médico tb me sorriu e disse: tem toda a razão ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu passei os 5 meses da licença a correr para o pediatra todas as semanas para o pesar. Acho q só por 2x fiz um intervalo de 2 semanas. Ele não engordava muito e eu recusei dar-lhe LA. O que é certo é que nem com a AC aos 4 meses engordou, hoje tem 10m, 7710g, não atinge o P5... Já fez várias análises e está tudo bem, está mt bem desenvolvido, começou a gatinhar com 7 meses e é um despachado!! Afinal a culpa não era da maminha, ele é quer ser manequim... Sandra

    ResponderEliminar
  3. olá. leio o blog há poucos dias..... mas não posso deixar de opiniar. o meu filho tem 1 ano e 20 dias. mamou até aos 11 meses e meio e mais 10 dias de leite meu mas que estava congelado. o meu filho nasceu com 35s e 5d de gestação e nunca andámos apavorados. foi um processo complicado ao inicio mas orgulho-me da minha luta.... acho que cada pediatra sua sentença e não me parece necessário uma consulta paga aos 5 e aos 7 meses e meio. bastava uma pesagem.... mas por norma fazemos o que nos é sugerido e claro.... mais vale pecar por excesso do que por defeito. boa sorte e deixe falar.... amamentar um bebé é a melhor coisa do mundo..... é só nosso esse momento.

    ResponderEliminar
  4. O meu filho foi sempre alimentado com LM ( e com 13M ainda é). Dos 11m para os 12m, desceu no precentil do peso. O pediatra não ligou e eu tb não. Há alturas em que come menos (AC) e outras em que devora tudo. A mim não me faz confusão nenhuma. A única coisa que me faz confusão e incomoda é ser pressionada pela sociedade a deixar dar de mamar porque ele já tem 13m...

    ResponderEliminar
  5. não posso deixar de também contribuir com a minha experiência. eu tive muita sorte e todos os profissionais que encontrei foram muito prestativos e até deixei 1 pediatra e 2 enfermeiras de boca aberta nas urgências do hospital de santarém quando aos 3 meses do Tavo eu disse que o tipo de leite que dava ao meu filho era o da mama. ai, muito bem.
    houve um erro com a pesagem anterior e a enfermeira achou melhor eu lá ir.
    Amamentei apenas até aos 5 meses e meio por causa de ter de trabalhar....infelizmente a mulher-profissional-mãe ainda não é bem vista.... mas foram os melhores meses da minha vida. espero ter muitos mais filhos e poder amamentá-los a todos :)
    conselho: mais do que pediatras e enfermeiras, o nosso instinto de mães deve SEMPRE prevalecer ;)

    ResponderEliminar
  6. Cada cabeça, sua sentença! O que interessa é que os bebés estejam saudáveis e com vitalidade!

    prlinpinpin, gostei desse médico... a sério, uma atitude sensata, no fim.

    ResponderEliminar
  7. li e também não quis deixar de dizer qq coisa...
    a minha filha foi amamentada em exclusivo até aos 9 meses. a pediatra a mim explicou-me que precisava de a ver mais vezes que um bebé amamentado a LA porque as medidas dos biberões são certas e as mamas não... fiz consulta dos 5 e na consulta dos 6 disse para introduzir sólidos, mas ir lá aos 7 pq os bebés amamentados, são mais teimosos.... fui aos 7 e tive de começar a dar ferro pq ela não comia sólidos... nada. só mamava... e fui aos 8 e aos 9. aos nove começou a comer qq coisita e fui outra vez aos 12... acho que a pediatra da minha filha é um amor e olha que as consultas são à borla pq são na MJD.. ou seja não me mandava ir lá para receber da consulta, mas pq achava que era necessário. prefiro assim do que andar cheia de dúvidas.

    ResponderEliminar
  8. Encontrei o blog agora e estou a adorar. Haja alguém informado que não nos "condene" por amamentarmos um bebé já crescido (18 meses). O pediatra do Isaac é a favor da amamentação pelo máximo tempo possível, e embora no princípio tenha sido bem complicado e não passar do percentil 10, as coisas foram ao lugar e é um bebé super saudável. Aos 15 dias de vida não tinha sequer recuperado o peso perdido na maternidade e ainda tinha emagrecido mais, por isso o pediatra aconselhou a dar suplemento. A verdade é que (para grande alegria minha) ao fim de 1 mês, deixou de querer o LA e passou novamente a ser amamentado exclusivamente e assim seguiu até aos 6 meses. Em 22 meses de vida nunca teve otites, bronquiolites e outras ites, e nunca tomou antibiótico. Está no infantário desde os 14 meses e fora a expectoração no Inverno continua óptimo! O pediatra não nos mandava lá ir todos os meses, sempre fizemos as consultas previstas no plano.
    Obrigada por este cantinho super precioso Catarina! Felicidades!

    ResponderEliminar
  9. Tenho três filhos, todos foram amamentados até um ano e pouco (porque quiseram) e o meu problema com os percentis foi o oposto ao aqui descrito... Depois de recuperarem o peso de nascimento, eles desatavam a engordar e só paravam fora do 95... Sobretudo o mais velho e a mais nova, o do meio nem tanto. Quando começam a andar, voltam ao gráfico e tornam-se "normais". O meu pediatra nunca me fez lá andar todos os meses, nunca me pressionou para desmamar e apenas me proibiu de lhes dar farinhas. Começaram a comer sopas aos 5 meses, sete no caso do do meio. Foi uma experiência maravilhosa.

    ResponderEliminar
  10. atenção, há bebés que precisam de ser suplementados porque não estão a crescer o suficiente (sendo o suficiente 120gr/semana num beé recém-nascido). há bebés que são internados por desidratação...

    sobretudo bebés recém-nascidos, que ainda não choram a reclamar mais mama, mas se deixam dormir...

    ou seja, os percentis são usados como único modo de ver se o bebé está bem. fraca maneira de os usar.
    mas são um instrumento que pode ser útil, se usado com cautela.

    ps: engraçado como aquilo que digo varia conforme o "público". aqui há que alertar para não descurar sinais de que falta leite (para se poder intervir suficientemente cedo e evitar o LA). noutros contextos tenho que desdramatizar a "falta de leite"...
    pps: gostava de saber o centro de saúde do dr. hugo. gostei muito da atitude dele.

    ResponderEliminar